terça-feira, 8 de junho de 2010

disastééér

Essa é a palavra que os chefs na escola usam quando querem descrever uma receita mal executada, com ênfase no e pra não deixar dúvidas: são, de fato, franceses. E como são. Em uma das primeiras aulas práticas, quando salguei demais um prato que nem lembro mais qual era, chef Laurent me perguntou: are you in love, mademoiselle? Minhas bochechas, naturalmente coradas e já rosadas pelo calor da cozinha, ficaram instantaneamente como um steak cuit à bleu. A explicação foi que na França, costuma-se dizer que quando um cozinheiro erra a mão, é porque está amando.
Simpatizei com a analogia, não esperava ouvir esse tipo de tese dentro da escola. Mas devo dizer que ela se confirma pra mim a todo momento, de uma certa forma. Não com a paixão exatamente. A paixão me deixa desperta, cheia de energia, até mais ágil. Mas alguns estados de espírito mais negativos interferem diretamente na minha performance.
Nos últimos dias, uma nuvenzinha negra insistiu em estacionar sobre a minha cabeça. E meus pensamentos todos se voltaram pros raios e trovões que vêm dali. Resultado: meu bérnaise desandou; meu timbale desmoronou e meu crème caramel levou sal, no lugar de açúcar. Ou seja, disastééér!
Este é um post-oração, portanto: papai do céu, varre essa nuvem pra bem longe, que amanhã de manhã é minha prova teórica final. Preciso dos meus neurônios em forma!

5 comentários:

  1. Quando nuvens negras, como denso véu, surgem sobre as serras (Gramado, Cambará do sul, Austrália, etc.)empanando o céu...Ouve-se uma prece, de uma avó loquaz (só pra efeito de rima, o certo é louquinha mesmo), que não teme as guerras, nas deseja a paz...
    Além da paz sobre todos os tempos avó te deseja que a melhor combinação de temperos e (ou) estragos, surja nessas horas e ganhe um Nobel...
    Vitóóóóóóóóóóóória, pra ti e todas as lições de vida que pintarem por aí... Beijos e mais beijos, da vó Ana. Boas provas, me escreve!

    ResponderExcluir
  2. ohhhhhhhhhhhhhhhhh!!! Disasterrrr!!! But, the woman can handle 4 bottles of wiiine!!!!! ;)

    ResponderExcluir
  3. Honey, até quando tu fala de nuvens negras teus relatos brilham! Love u! Nos vemos em menos de um mês, e aí é só sol!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Mari, nessas andanças visitatórias, confere um lugar chamado The School of Life please. O site é www.theschooloflife.com . No mais, tudo sob control, mas a Olívia não tá se dando bem com inverno+coleguinhas+doencinhas. É sempre = remedinho...

    ResponderExcluir